quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

AVALIAÇÃO DAS AÇÕES EM AGRICULTURA URBANA E SEGURANÇA ALIMENTAR

No dia 06 de fevereiro de 2025 foi realizada avaliação final das ações do projeto de Agricultura Urbana e Segurança Alimentar – Região Metropolitana de João Pessoa/PB que está sendo executado pela Associação Concern Universal Brasil, através do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome com recursos da Emenda Parlamentar. 


  

Utilizamos de metodologia participativa, fazendo o resgate de todo o projeto desde o início até esse momento de avaliação, através de dinâmicas de grupos e partilhas coletivas. Alguns instrumentos contribuíram nesse processo para aferir resultados previstos no plano de trabalho, tais como a planilha de monitoramento das ações e pós teste.

Assim, vimos que todas as ações previstas foram realizadas, sendo: 02 planejamentos, 08 hortas urbanas e os 04 criatórios de galinhas, as 08 formações em horticultura e 04 formações em avicultura, 04 oficinas de segurança alimentar e nutricional, construção do instrumento de monitoramento, 04 reuniões de monitoramento das ações, 02 avaliações, visitas técnicas com o profissional para implantação, acompanhamento e monitoramento junto aos grupos, compra e da entrega do material de insumos para todos os espaços, além da realização de 01 intercâmbio para troca de experiências com o Centro Agroecológico Sabiá –PE. 

O projeto cumpre seu papel em apoiar iniciativas de agricultura urbana na perspectiva urbana da superação de insegurança alimentar em 08 comunidades da região metropolitana de João Pessoa.       


Algumas falas das participantes:

 “Alegria de doar um pouco para o próximo, às mulheres da comunidade. Nossos encontros de formação foram ótimos. Conhecer pessoas que eu pensei em nunca conhecer, aprender a lidar com a terra e os animais, [são] muitas lembranças boas que vão ficar”. (Movimento de Trabalhadoras/res por Direitos).

“Todo o processo foi muito rico, prazeroso cuidar da horta, é bom e é trabalho, precisa cuidar mesmo todos os dias, mas ver o alimento na mesa pra meninada comer e participando foi massa demais” (Casa Pequeno Davi).

“Com as galinhas tem me tornado mais transformada e cuidar para ter ovos saudáveis de qualidade para pessoas que estão consumindo é muito bom, assim temos mais cuidados com o que nossos filhos estão comendo. As formações muito boas, afinal “Quando o povo se junta o conhecimento se espalha”. (Clube de Mães).

Por fim, dialogamos coletivamente o sucesso do projeto, que atingiu seus objetivos e acabou se ampliando, no sentido de trazer para algumas participantes a interface entre cuidar de horta/criatórios de galinhas, com processo de auto cuidado, o quanto essas ações ajudaram algumas mulheres em minimizar históricos de depressão, trazendo um novo fazer como perspectiva de vida com saúde. 

INTERCÂMBIO – TROCA DE SABERES

Realizamos, no dia 30 de janeiro de 2025, o Intercâmbio com o Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, em Recife/PE, para troca de experiências e saberes, manejo e cultivo em horticultura e criatórios de galinhas. Essa ação faz parte do projeto de Agricultura Urbana e Segurança Alimentar – Região Metropolitana de João Pessoa/PB, executado pela Concern Universal Brasil, apoiado pelo Ministério Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome - MDS. 


Na programação visitamos a Cozinha Solidária do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Teto - MTST e a Horta Dandara, em Olinda/PE, para conhecer o espaço e dialogar com o grupo de mulheres sobre os cuidados, manejos, forças e desafios, o que repercutiu em um momento rico de troca, partilhas e vivências.  

Segundo relato de uma das integrantes do Movimento de Trabalhadoras/es por Direitos que faz parte do projeto “esse momento pude trocar e ouvir a realidade de quem cuida de horta, o jeito de fazer e as possibilidades e que a união do grupo faz toda diferença, dividir as tarefas fortalece no cuidado. Que maravilha de intercâmbio”.




A atividade contou com a presença de Maria Cristina Aureliano e Gabriel Hirata de Lima do Centro Agroecológico Sabiá e de Carolina Ferraz, Assistente Social representante do MDS.

PROJETOS EM AÇÃO – PLANEJANDO AS AÇÕES

A Concern Universal Brasil e o Serviço de Educação Popular - SEDUP se reuniram no início do ano para dialogar sobre atividades conjuntas que serão realizadas durante o ano em curso tendo como foco o empoderamento e autonomia econômica das mulheres. Também discutimos a execução do projeto “Mulheres Gerando Empreendedorismo e Sustentabilidade” através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano – PB com recursos oriundos da Emenda Parlamentar do Deputado Estadual Melchior Naelson Batista da Silva (Chió).  


As ações estão direcionadas para grupos de mulheres que desenvolvem atividades produtivas e estão localizadas nas comunidades da região de Guarabira/PB e em áreas de assentamentos da Reforma Agrária.

Os projetos comtemplam os grupos: Memorial Casa de Farinha Mulheres em Ação, no Assentamento Veneza, município de Pilões; o Grupo de Mulheres do Assentamento Santa Maria, também em Pilões; o Coletivo de Mulheres Guerreiras do Mutirão, na zona urbana de Guarabira; e o Grupo de Mulheres do Assentamento Esperança, no município de Areia.  

Assim, finalizamos com planejamento das ações e de encaminhamentos para prosseguirmos, de forma conjunta, na execução dos projetos, todos/as em prol do mesmo objetivo de possibilitar autonomia econômica e solidária para as mulheres através de grupos produtivos.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

VISITAS TÉCNICAS AOS ESPAÇOS DE HORTAS E CRIATÓRIOS DE GALINHAS

As visitas técnicas fazem parte das ações do projeto de Agricultura Urbana e Segurança Alimentar – Região Metropolitana de João Pessoa/PB, que está sendo executado pela Associação Concern Universal Brasil, através do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome com recursos da Emenda Parlamentar. 


Esse acompanhamento se dá através de uma agenda previamente organizada com as lideranças dos espaços para que recebam informações e toda orientação quanto ao fortalecimento das boas práticas nos cuidados e manejos necessários para manterem esses espaços de forma saudável e produtiva.

          A participação, envolvimento e dedicação dos grupos resultam na produção e distribuição de hortaliças/legumes e ovos, partilhando com pessoas dos grupos que participam dos cuidados.


o trabalho educativo realizado com as crianças e adolescentes das organizações que fazem parte desse projeto acontece de forma permanente e contínua, junto com as visitas, reforçando sobre os cuidados com a horta, despertando sempre o interesse quanto à alimentação saudável e segura.