quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Concern Universal na campanha da Unicef por uma Infância sem Racismo


Juntamente com seus parceiros, entre elas a Concern Universal Brasil, o UNICEF fez o Lançamento Nacional da Campanha “Por uma infância e adolescência sem racismo – Valorizar as diferenças na infância é cultivar igualdades" no dia 29 de novembro de 2010, com o objetivo de alertar a sociedade sobre o impacto do racismo na vida de milhões de crianças e adolescentes brasileiros e promover iniciativas de redução das disparidades, aumentando a valorização da diversidade étnico-racial.

Veja o site da campanha.

A iniciativa visa promover uma ampla mobilização social que ajude a eliminar atitudes discriminatórias e colabore para a afirmação das identidades das crianças e dos adolescentes indígenas, negras, ciganas, brancas, com deficiências e outras.

O lançamento é um ato simbólico, pois o mais importante é a nossa capacidade de envolver o maior número de pessoas e instituições na discussão sobre a responsabilidade dos adultos com a redução do impacto do racismo na infância e adolescência. Juntos, nós podemos contribuir para valorizar as diferenças na infância e cultivar igualdades.

O papel da mídia pode ser marcante para o sucesso da mobilização desde a cobertura e veiculação das peças de campanha, à inserção qualificada temática em suas pautas e, nessa perspectiva, você está sendo convidada/o a se engajar como parceiro/a na Campanha.

A estratégia de mobilização contempla lançamentos Estaduais e, na seqüência, um conjunto de ações articuladas ao longo do ano 2011 pelo UNICEF e parceiros.

O lançamento na Paraíba acontecerá no dia 07/12, às 10 horas, no Ministério Público. As seguintes instituições governamentais e não governamentais já formalizaram parceria:

Governo da Paraíba: SEDH; ASPPAH /FIPPIR ou e FOPPIR; Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres; Ministério Público; Tribunal de Justiça/Coordenação da Infância e Juventude; Assembléia Legislativa/Divisão de Cidadania; UFPB/PRAC/Escola que Protege (EqP) e FEPETI; CEDCA; Fórum DCA-PB; Fórum de Educação e Diversidade; Fórum Estadual de Educação; Fórum Estadual de Educação e Diversidade Etnicorracial; ONGs Amazona; Bamidelê - Organização de Mulheres Negras da Paraíba; Casa Pequeno Davi; Fundação Direitos Humanos Margarida Alves; Iyálodê; Capoeira Angola Palamares; Capoeira Guardiões de Angola; Rede de Mulheres de Terreiro; Cunhã; Associação dos Portadores de Anemia Falciforme/FENAFAL; Abraço-PB; Concern Universal; Correio da Paraíba.


Por aqui, a gente achou uma super parceira para ajudar as próprias crianças e adolescentes a refletirem sobre o tema: a Mônica, do Maurício de Sousa, que, neste vídeo, chamado "Mônica e os Azuis", sente na pele o peso do preconceito. Que tal mostrar para os pequenos?

Em breve, aqui no blog da Concern Universal Brasil, o vídeo da campanha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário