segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Políticas Públicas, Infância e Racismo são tema de seminário da Campanha "Por uma Infância sem Racismo"



Em plena semana da criança, o Unicef e seus parceiros realizam o seminário Políticas Públicas para a Igualdade Étnico-Racial de Crianças e Adolescentes na Paraíba, com o objetivo de “fortalecer o debate entre a sociedade civil e o poder público e assegurar políticas públicas para a equidade e a igualdade étnico-racial da infância no estado”. O evento é uma promoção do Unicef Brasil e seus parceiros na Paraíba, acontece no auditório do Ministério Público Estadual nesta terça-feira, dia 11, a partir das 8h, e vai reunir gestores públicos de diversos setores como a saúde, educação, assistência social e segurança pública, além de Organizações Não Governamentais, escolas e a sociedade em geral.

A programação do seminário inclui a apresentação de iniciativas exitosas com ciganos, negros e indígenas e do que o poder público já tem avançado nesta discussão nas secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Humano, Mulher e Diversidade Humana, Cultura, Juventude e Segurança e Desenvolvimento Social. Também estão previstas atividades culturais que promovem a igualdade étnico-racial.

A campanha, que é nacional, também se justifica na Paraíba, onde quase 62% das crianças são negras, assim como são negras 66% das crianças pobres, o que corresponde a uma população de 561 mil crianças (IBGE/PNAD/2009). De cada quatro crianças entre 7 e 14 anos fora da escola na Paraíba, três são negras (IBGE/PNAD/2009) e um adolescente negro tem 2,6 vezes mais chances de morrer de forma violenta do que um adolescente branco (DataSUS/2006). Os povos indígenas também sofrem conseqüências: de cada mil crianças indígenas nascidas vivas, 42 morrem antes de um ano, enquanto a média nacional é de 19. Estes dados revelam a exclusão destas populações, que não têm acesso a serviços básicos de qualidade e continuam sendo vítimas do preconceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário