quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Projeto Mulheres Rurais encerra ações com Seminário de Avaliação de Impacto






Com o encerramento do ‘Projeto Mulheres Rurais: Autonomia e Empoderamento no Cariri Paraibano’, a Concern Universal Brasil e Cunhã Coletivo Feminista, com o cofinanciamento da Uniao Europeia, realizaram o Seminário de Avaliação de Impacto. O evento aconteceu no dia 21 de janeiro, na cidade de Monteiro, e contou com a participação de aproximadamente 100 mulheres, além das  representações de parcerias do projeto, das organizações da sociedade civil e de organizações, instituições públicas locais e das esferas estadual e federal. O objetivo do Seminário foi avaliar o impacto das ações do projeto, considerando perspectivas de estratégias para o avanço nas relações de parcerias e na interação com as políticas públicas para o desenvolvimento sustentável e solidário da região.

Durante o encontro, as organizações responsáveis pelo Projeto Mulheres Rurais, apresentaram para o público o vídeo ‘Caminhos da Autonomia: trabalho e participação das mulheres no semiárido’. O documentário inovou na forma de apresentação dos resultados do projeto e conseguiu construir um panorama das ações que aconteceram ao longo dos três anos. O vídeo foi centrado no relato das mulheres e abordou as experiências de produtoras de hortas agroecológicas, de Renda Renascença e artesanato, de vassouras recicláveis, pescadoras e beneficiadoras do peixe.

Ainda durante o encontro foi realizada uma roda de diálogos abordando sobre as conquistas e desafios das mulheres produtoras do semiárido nordestino, com a colaboração das assessoras Vanúbia Martins (CPT/PB) e Mauricélia Sousa (Casa da Mulher do Nordeste). Durante a roda as mulheres foram motivadas a avaliar os impactos do projeto em suas vidas, nas atividades produtivas que desenvolvem, sobre as informações de seus direitos, da necessidade das políticas públicas para o desenvolvimento de suas atividades e das comunidades onde vivem. Na oportunidade Mauricélia e o avaliador externo do Projeto Mulheres Rurais, Wouter Van Oousterhout, colaboraram a partir dos relatos feito pelas integrantes do projeto com complementações e considerações importantes.

De acordo com o Grupo de artesanato, Arte Vida, da cidade de Sumé, através das ações do Projeto veio o desenvolvimento, conhecimento, a liberdade de expressão, a autonomia e a união que acarretaram na ocupação de espaços com oportunidades de trabalho. Ainda de acordo com o grupo, a troca de experiências entre as mulheres foi bastante positiva, com as formações como ações positivas que deram visibilidade ao trabalho de todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário