quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Integrantes do Projeto "Mulheres e Frutos da Terra" participam de formação em advocacy

 


No último final de semana 16 e 17, aconteceu no auditório do Centro das Mulheres do Cabo, o 1º Módulo da Formação em Advocacy com a participação das mulheres que compõem o projeto “Mulheres e Frutos da Terra: Construindo Agroecologia e a Segurança Alimentar e Nutricional”.

O projeto é promovido pelo Fórum Suape Espaço Socioambiental em parceria o Centro Sabiá e a United Purpose e conta com apoio da Both Andes. Teve início em 29 de setembro e tem a participação das comunidades de Ilha de Mercês, no Ipojuca e Engenho Ilha em Ponte dos Carvalhos, distrito do Cabo de Santo Agostinho.

Dentro dos conteúdos desse módulo as mulheres puderam aprofundar sobre a análise das realidades vividas em cada território a partir dos contextos global, nacional e local com o objetivo de levantar elementos da realidade que afetam diretamente suas vidas e a coletividade, visando a construção de estratégias de incidência política no decorrer da formação. O processo metodológico contemplou os princípios da educação popular considerando os aspectos da construção coletiva do saber, assim como a mística que envolveu o grupo numa sinergia importante para os debates.




Rosilda Abreu, moradora do Quilombo Ilha de Mercês, afirmou que a iniciativa de fortalecimento sociopolítico foi melhor do que o que ela esperava. "Essa formação é super importante, porque não é só conhecimento para mim, mas para toda a minha comunidade. Ela está abrindo a minha mente e mostrando onde eu posso procurar os órgãos responsáveis para resolver os problemas da nossa comunidade. Estou aprendendo a ser independente e a buscar solução para os nossos problemas do cotidiano”, disse a jovem.

Outra participante do projeto foi a presidenta da Associação dos Pequenos Agricultores de Ponte dos Carvalhos, Vera Domingos, que parabenizou a iniciativa realizada pelo Fórum Suape. “É sempre boa essa parceria com o Fórum Suape, pois as formações nos rendem bons frutos, com mais emancipação política e social. Acreditamos muito nesse trabalho coletivo de transformação social de nossas comunidades”, afirmou a liderança. O curso contará com mais dois módulos que serão realizados em novembro e dezembro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário