terça-feira, 22 de maio de 2012

Conselheiro da União Europeia visita Cariri e fecha acordos com órgãos e governo na Paraíba


Vice governador recebeu o conselheiro no Palácio da Redenção.
O compromisso do governo do Estado, da Secretaria de Mulheres e da Diversidade Humana e das universidades públicas da Paraíba com o incremento da renda das mulheres do Cariri paraibano. Este foi o maior fruto da visita do o chefe da Seção de Desenvolvimento e Cooperação da União Europeia no Brasil, Jérôme Poussielgue, que esteve na Paraíba por três dias, desde a última quarta-feira, 16. 

Veja mais fotos da visita. 

O representante da União Europeia veio a Paraíba para conhecer o projeto “Mulheres Rurais: autonomia e empoderamento no Cariri Paraibano”, realizado em parceria pela Concern Universal Brasil e Cunhã Coletivo Feminista e que está trabalhando com 30 grupos de oito cidades da região do Cariri paraibano. Quase sem querer, ou por vocação familiar, ou por talento natural, elas estão encontrando caminhos para ampliar a renda de suas famílias e melhorar a qualidade de vida. Até janeiro de 2015, as entidades esperam ter ajudado 600 mulheres rurais a ampliarem suas rendas.

Mulheres participaram do lançamento do projeto, em Monteiro
Uma delas é Dona Nativa, que gosta de ser chamada assim mesmo, mora na comunidade de Ingá, em São João do Tigre, e é uma rendeira de Renascença de mão cheia. A avançada idade não a impede de sair às 4h da manhã de casa para enfrentar uma caminhada, depois a carona de um moto-taxi e um ônibus para seguir até Monteiro, onde participa de reuniões de articulação e capacitações. “Se a gente não luta pelas coisas da gente, está tudo perdido. E temos que lutar umas pelas outras, sem unidade não chegamos a lugar algum”, acredita.

Para Jérôme, “uma das funções das entidades realizadoras deste projeto é também reunir quem trabalha ou estuda questões que se relacionam com os desafios destas mulheres para ajudá-las a se desenvolverem”. Este trabalho já começou. Uma das principais articulações do projeto é o programa Empreender Estadual Mulher, que disponibiliza R$ 5 milhões para empréstimos exclusivamente para mulheres produtoras, tudo para acesso imediato.

O programa se alinha com o alvo dos investimento da União Europeia e visa combater a violência contra mulher. “Enfrentamos muitos problemas relacionados aos ciclos climáticos, mas sabemos que essas mulheres podem mudar o rumo das coisas se receberem orientação e tiverem criatividade, por isso apoiamos este tipo de iniciativa”, avaliou o vice governador Rômulo Gouveia em audiência com o representante da União Europeia. Assim como o governo do Estado, as Universidades Federal da Paraíba e da Campina Grande e Estadual da Paraíba assumiram compromisso com Jérôme de que vão contribuir com a capacitação das mulheres através de programas de estágio e de extensão que já existem e devem ser intensificados na região do Cariri.

Conselheiro conheceu trabalho de mulheres rurais no Cariri.
Além disso, outros órgãos e entidades são peças fundamentais no trabalho que a Concern Universal e a Cunhã estão realizando. O Projeto Dom Helder Câmara e o Centro da Mulher 8 de Março já são parceiros de uma década da ação realizada na região, mas a nova iniciativa também está mobilizando a Superintendência de Pesca, o Sebrae, a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana e outros organismos. “Somos sociedade civil organizada e nosso papel é mobilizar todas as esferas cujos papeis complementam nosso trabalho. As prefeituras de Camalaú, Congo, Monteiro, Prata, Sumé, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro e Soledade também estão sendo mobilizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário