quinta-feira, 18 de julho de 2013

'Mulheres do Cariri' é destaque em seminário que exibe boas experiências no Semiárido brasileiro



Amanhã, sexta-feira (19), em Campina Grande, no Instituto Nacional do Semiárido (Insa), acontecerá mais uma edição do ‘Programa Semiárido em Foco’. Com o intuito de difundir e popularizar conhecimentos, práticas, pesquisas e experiências sobre o Semiárido Brasileiro, desta vez o programa realizará uma mesa redonda com o tema ‘Diagnóstico: Mulheres, trabalho e autonomia econômica no Cariri paraibano’. Na ocasião, serão apresentados resultados do ‘Projeto Mulheres do Cariri’.

Durante o ‘Semiárido em Foco’ a coordenadora da Cunhã Coletivo Feminista, Soraia Jordão, e o coordenador de projetos da Concern Universal Brasil, Ronildo Monteiro, terão a oportunidade de divulgar as ações do ‘Mulheres do Cariri’ e exibir as atividades produtivas desenvolvidas pelas mais de 400 beneficiadas ligadas ao projeto. Marcarão presença na mesa o Insa e parceiros do setor de Ciência e Tecnologia do estado, com a perspectiva de promover a interação e a colaboração mútua, proporcionando trocas de experiências e aprendizado, além de fortalecer e criar novas parcerias.

Dentre as atividades executadas pelas mulheres no Cariri, destacam-se: horticultura agroecológica, beneficiamento do peixe e artesanato local, com destaque para a Renda Renascença, além da produção de vassouras ecológicas. Em conjunto com o auxílio técnico, através da organização de formações e capacitações, o ‘Projeto Mulheres do Cariri’ busca a valorização do potencial feminino, promovendo também a participação da comunidade nos espaços de decisão e a autonomia nas relações econômicas, sociais, políticas e de gênero, no contexto do Semiárido brasileiro.


O ‘Projeto Mulheres Rurais Autonomia e Empoderamento no Cariri Paraibano’ é executado pelas parcerias do Cunhã Coletivo Feminista, Concern Universal, Centro da Mulher 08 de Março e Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC), e organização vinculadas (Gajuc, Cooperativa Vínculos e Copagel), com o cofinanciamento da União Européia. As ações do Projeto visam beneficiar mais de três mil pessoas, entre mulheres e familiares, até o final de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário