quinta-feira, 6 de março de 2014

O que é o Projeto Autonomia - Mulheres do Cariri?



O projeto Autonomia - Mulheres do Cariri Paraibano tem contribuído para o enfrentamento à pobreza e a melhoria das condições de vida das mulheres rurais do Cariri Paraibano desde 2012. Atuando em oito municípios da região do no Cariri Paraibano Ocidental (Camalaú, Congo, Monteiro, Prata, Sumé, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro e Zabelê), as ações da Cunhã Coletivo Feminista, em parceria com a Concern Universal Brasil, e cofinanciamento da União Europeia, são realizadas a fim de dar visibilidade e apoio ao trabalho produtivo desenvolvido na região.

Atualmente, Cunhã e Concern Universal, acompanham mais de 21 grupos de mulheres na região do semiárido paraibano, que desenvolvem diversas atividades como a Renda Renascença, outros tipo de artesanato (trabalhos manuais em geral como o crochê, bordado, vagonite), além de apoiar grupos de agricultoras e suas hortas orgânicas, pescadoras e beneficiadoras de peixe, e as mulheres fabricantes de vassouras ecológicas (feitas com o reaproveitamento de garrafas PET).

A fim de que este trabalho seja amplamente conhecido por gestores, população, comerciantes e moradores das comunidades onde os grupos atuam, o projeto também acredita que as autoridades locais e instituições podem fortalecer ainda mais estes grupos, adquirindo seus produtos, ajudando a coibir a ação de atravessadores - que exploram o trabalho das mulheres – colaborando, assim, para o desenvolvimento econômico da região.


Outro ponto trabalhado no Projeto  Autonomia - Mulheres do Cariri é o empoderamento político das participantes. Através de debates, formações e campanhas, as duas instituições buscam informar as mulheres sobre seus direitos para que elas sejam sujeitas de suas vidas. As ações do Projeto visam beneficiar mais de três mil pessoas, entre mulheres e familiares, com impacto na geração de renda e maior igualdade nas relações de poder até o final de 2014.  

Para acompanhar nossas ações curta nossa página no facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário